Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

"Fluxo: Por Amor à Água" (Dia Mundial da Água 2015)

Mäyjo, 01.05.15

Flow: For Love of Water  (Fluxo: Por Amor à Água), documentário de Irena Salina, 2008:


"Documentário premiado Irena Salina que investiga o que os especialistas consideram a questão política e ambiental mais importante do século 21 - A Crise Mundial da Água.

Salina constrói um caso contra a crescente privatização das cada vez menos abundantes reservas de água doce do mundo, com um foco intrépido sobre política, poluição, direitos humanos, e o surgimento de um cartel mundial dominador da água.

As entrevistas com cientistas e ativistas revelam de forma inteligente a crise em franca ascenção, à escala global e humana, e o filme apresenta muitos dos responsáveis governamentais e corporativos por trás da "caça à água"(watergrab), enquanto coloca pergunta: "PODE ALGUÉM SER DONO DA ÁGUA?"

Fonte: Tradução livre de http://www.flowthefilm.com/about


Sobre as consequências da privatização da água, veja também o documentário Ouro Azul, de 2008.

Em 28 de Julho de 2010 a Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 64/292, declarou que o direito à água potável e ao saneamento é um direito humano essencial para o pleno gozo da vida e do exercício de todos os direitos humanos. Esta resolução foi aprovada por 122 países, com 41 abstenções, nos quais se incluem os Estados Unidos, o Reino Unido, o Canadá, a Austrália e o Japão (comunicado da ONU aos media aqui)